"Muito mais importante ao mago é amar a sabedoria e o conhecimento,
do que controlar demonios exteriores sem sequer lutar contra os interiores,
e destes o maior é a ignorância!"
- Robson Belli
Bem vindo ao grimorio do conhecimento
ARS NOTORIA
Sobre o que se trata, este tal
Ars Notoria?
Muito mais do que só de demonios trata-se a magia salomônica, e este legitimo grimorio salomônico, de todos que existem é talvez o que melhor represente o mito do personagem que inspira toda essa tradição.
Este grimorio busca capacitar melhor o mago, ajuda-lo em seus estudos e a adquirir as capacidades básicas e fundamentais para alguem que deseja ser erudito e um sábio.
A proposta deste grimorio:
Usando de orações, conjurações, e toneladas de palavras barbaras (com a finalidade obvia de alcançar estados alterados de consciência) este grimorio exercita a oratória em suas orações, fortalece sua memoria ao ter de se lembrar das orações, disciplina o mago a ter de estudar, da noções de geometria em suas imagens, ensina teologia como um dos seus principios, ensina calculos com base em dias e horas que precisam ser lembrados e muito mais...
Benção do local
Oração para ser dita enquanto arruma o templo ou o oratório.
Abençoa, Senhor, este lugar, para que nele haja santidade, castidade, mansidão, vitória, humildade, bondade, fartura, obediência à lei, Em nome do Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; Ouça Oh Senhor, Pai Santo, Deus eterno todo-poderoso; E nos envie teu Santo Anjo Miguel, que nos pode proteger, guardar, preservar e visitar-me, habitando aqui neste Tabernáculo, por aquele que vive e reina.
Oração do esplendor
speculum sapientiae
Em todos os dias apropriados da operação da lua (2,4,6,8,10,12,14 da lua crescente), estas Orações devem ser lidas: ao amanhacer, na terceira hora, a nona hora e no crepusculo.
Assaylemath, Assay, Lemath, Azzabue. (3x)
Azzaylemath, Lemath, Azacgessenio. (1x)
Lemath, Sabanche, Ellithy, Aygezo. (3x)
Oração do inicio das operações
Alpha Et Omega! Ó Deus Todo-poderoso, criador de todas as coisas, sem Começo e sem Fim: Graciosamente, neste dia, ouve as minhas preces; tu não me fazes render-me de acordo com os meus pecados, nem por causa das minhas iniquidades, Ó Senhor meu Deus, mas segundo a tua misericórdia, que é maior do que todas as coisas visíveis e invisíveis. Tem misericórdia de mim, Ó Cristo, Sabedoria do Pai, Luz dos Anjos, Glória dos Santos, Esperança, Refúgio e Suporte dos Pecadores, Ó Criador de todas as coisas e Redentor de toda fraqueza humana, que sustentaste Céu, Terra e Mar, e todo o restante do Mundo, na palma da tua Mão: eu humildemente imploro e suplico, tu que possuis misericórdia como o Pai, esclarece a minha mente com os feixes do teu Espírito Santo, para que eu possa ser capaz de alcançar e obter a perfeição desta mais santa Arte; e que eu possa ser capaz de obter o conhecimento de cada Ciência, Arte e Sabedoria; e de cada Faculdade da Memória, Inteligência, Compreensão e Intelecto, pela Virtude e Poder do teu mais santo Espírito, e em teu Nome. E tu, Ó Deus, meu Deus, que no Início criaste o Céu e a Terra, e todas as coisas do nada; que reformaste e fizeste todas as coisas através do teu próprio Espírito; completa, preenche, restaura e implanta em mim um entendimento perfeito em mim, para que eu possa te glorificar e glorificar todas as tuas Obras, em todos os meus Pensamentos, Palavras e Atos. Ó Deus Pai, firma e concede esta minha Oração, e amplia o meu Entendimento e Memória, e fortalece o mesmo, para conhecer e reconhecer a Ciência, Memória, Eloquência e Perseverança em todas as maneiras de Aprendizado; tu, que vives e reinas, Mundo sem fim. Amém.
Oração para o final das operações
Ó Deus, Criador de todas as coisas; que do nada criaste todas as coisas; que criaste maravilhosamente o céu e a terra, e todas as coisas gradualmente em ordem, no princípio, com teu Filho, por quem todas as coisas são feitas, e em quem todas as coisas finalmente retornarão: Quem é Alfa e Ômega: eu suplico embora sejas pecador e indigno, para que eu possa alcançar o meu fim desejado nesta Santa Arte, rapidamente, e não perdê-lo por meus pecados; mas faça o bem a mim, segundo a tua inefável misericórdia; que não nos faz justiça segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades, Amém.
Ars Nova
Estas orações a seguir podem ser feitas em qualquer momento com a finalidade de auxiliar o magista a obter a graça desejada, ainda que estando longe do método completo original do Ars Notoria, tem sua valia mesmo sendo feitas por aqueles que não passaram pelo crivo da Iniciação salomônica proposta no livro.
Oração 1 de 10 - Teologia
Esta é a primeira Oração das dez, e singularmente a ser dita antes de contemplar a primeira Figura de Teologia.
Onipotente, Incompreensível, invisível e indissolúvel Senhor Deus; Eu adoro este dia o teu Santo Nome; Eu, um pecador indigno e miserável, levanto minha Oração, compreensão e razão para o teu Templo Santo Celestial, declarando-te, ó Senhor Deus, ser meu Criador e Salvador: e eu, uma Criatura racional, neste dia invoco a tua mais gloriosa clemência, para que o teu Espírito Santo possa vivificar a minha enfermidade. E tu, ó meu Deus, que conferiste os elementos das letras e a eficaz Doutrina da tua Língua aos teus servos Moisés e Aarão, confere a mesma graça de tua doçura sobre mim, que tu investigaste em teus Servos e Profetas: como tu lhes deste aprendizado em um momento, confere o mesmo aprendizado sobre mim, e limpa minha Consciência de obras mortas; dirige meu Coração para o caminho certo e abre-o para entender e coloca a verdade em meu entendimento. E tu, ó Senhor Deus, que condescendeste em criar-me à tua imagem, ouve-me na tua justiça e ensina-me em tua verdade, e preenche minha alma com teu conhecimento de acordo com tua grande misericórdia, que na multidão de tuas misericórdias, tu deves me amar mais e mais em tuas obras, e que eu possa me deleitar na administração de teus mandamentos; que eu sendo ajudado e restaurado pela obra de tua graça, e purificado em Coração e Consciência para confiar em ti, eu possa festejar em tua vista e exaltar teu Nome, pois é bom, diante de teus Santos: Santifica-me hoje, para que eu possa viver na fé, perfeito na esperança e constante na caridade e possa aprender e obter o conhecimento que desejo; e sendo iluminado, fortalecido e exaltado pela Ciência obtida, posso te conhecer, e te amar, e amar o conhecimento e sabedoria das Escrituras; e para que eu possa compreender e reter com firmeza aquilo que permitiste ao homem saber: Ó Senhor Jesus Cristo, eterno Filho unigênito de Deus, em cujas mãos o Pai entregou todas as coisas antes de todos os mundos, dá-me este dia, para o teu Santo e glorioso Nome, o indizível nutrimento da Alma e do Corpo, uma Língua adequada, fluente, livre e perfeita; e que tudo o que eu pedir em tua misericórdia, vontade e verdade, eu possa obter; e confirma todas as minhas orações e ações, de acordo com tua boa vontade. Ó Senhor meu Deus, Pai da Vida, abre a Fonte das Ciências, que desejo; abre para mim, ó Senhor, a Fonte que abres a Adão e a teus servos Abraão, Isaque e Jacó, para compreender, aprender e julgar; recebe, ó Senhor, minhas orações, por meio de todas as tuas virtudes celestiais. Amém.
Oração 2 de 10 – Eloquência
A próxima Oração é a segunda de dez e dá Eloquência, que deve ser dita após a outra; um pequeno intervalo entre e antes da primeira Figura da Teologia.
Eu te adoro, ó Rei dos Reis e Senhores, Rei eterno e imutável. Escuta neste dia o clamor e suspiro do meu Coração e Espírito, que tu deves mudar o meu entendimento e dar-me um coração de carne, para o meu coração de pedra, para que eu possa respirar diante de meu Senhor e Salvador; e lava, ó Senhor, com o teu novo Espírito, as partes íntimas do meu coração, e lava o mal da minha carne: infunde em mim um bom entendimento, para que eu possa me tornar um novo homem; reforma-me no teu amor e permite que a tua salvação me dê mais conhecimento: ouve as minhas orações, ó Senhor, com as quais clamo a ti, e abre os olhos da minha carne e compreensão, para entender as coisas maravilhosas de tua Lei; que, sendo vivificado pela tua Justificação, eu possa prevalecer contra o Diabo, o adversário dos fiéis; ouve-me, ó Senhor, meu Deus, e tem misericórdia de mim e mostra-me tua misericórdia; e alcança-me o vaso da Salvação, para que eu possa beber e ficar satisfeito da Fonte da tua graça, para que possa obter o conhecimento e a compreensão; e que a graça do teu Espírito Santo venha e descanse sobre mim. Amém.